Segurança agrícola: EPIs indicados para o setor

Segurança agrícola

A agricultura é um dos principais setores da produção brasileira, portanto é importante conhecer todos os temas que envolvem essa área. E, um dos pontos relevantes de discussão é a segurança agrícola, principalmente em relação aos EPIs indicados para utilização no setor. Assim, deve-se apostar nos melhores equipamentos e em um parceiro ideal para assegurar uma prevenção adequada ao trabalhador rural.

Quer saber mais sobre a segurança agrícola e os EPIs indicados para o setor? Continue acompanhando nossa publicação e descubra!

 

Gestão da Segurança do Trabalho Rural

A Gestão da Segurança do Trabalho Rural se caracteriza por um programa ou conjunto de normas técnicas para regulamentar o trabalho no campo.

A NR 31 trata sobre esse tema, com foco na segurança dos trabalhadores de empresas rurais. Assim, conseguem garantir que as empresas tenham programas específicos para implementar ações voltadas à segurança e saúde dos funcionários.

Além de prevenir qualquer tipo de acidente ou situação perigosa quando estiverem no exercício das suas atividades de trabalho. Esse tipo de programa é fundamental para monitorar a exposição a esses riscos, em qualquer uma das etapas como:

  • preparo;
  • descarte;
  • aplicação;
  • transporte;
  • armazenamento;
  • descontaminação dos equipamentos e vestimentas.

É importante salientar que qualquer tipo de exposição, direta ou indireta, é responsabilidade do empregador gerenciar o uso dos EPIs corretamente. E, para promover qualidade do processo, deve-se contar com um fornecedor de confiança e dar preferência aos EPIs de marcas especializadas em cada tipo de proteção necessária.

 

Os equipamentos indicados para a segurança agrícola

O uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) também tem grande importância para prevenir acidentes e situações perigosas no agronegócio.

Esse setor tem riscos inerentes como intoxicações com produtos e acidentes com grandes equipamentos. Durante o exercício da sua profissão, qualquer funcionário está sujeito a acidentes de trabalho, e alguns cenários podem oferecer mais riscos que outros.

Os trabalhadores rurais são ótimos exemplos, já que estão mais propensos a riscos que os da construção civil.

 

Os EPIs na agricultura

A legislação brasileira determina o uso de equipamentos adequados conforme o cenário e ambiente de trabalho. Portanto, são considerados como fundamentais para a proteção, saúde e garantia de vida do trabalhador rural. Confira os principais abaixo!

Nesse caso, os principais equipamentos a serem utilizados são:

 

Luvas de segurança

As luvas de segurança oferecem proteção para a área do corpo com maior risco de acidentes: as mãos. Com isso, conseguem evitar qualquer tipo de lesão, corte, ferimentos, queimaduras e contato com produtos tóxicos.

Esse EPI ainda oferece proteção adicional ao manusear matérias-primas ou alimentos, assegurando que o produto esteja isolado de contaminações externas.

 

Óculos de segurança

Assim como as luvas, os óculos de segurança são de extrema importância. Eles oferecem proteção para a área dos olhos na realização das atividades, como na aplicação de defensivos agrícolas no combate às pragas.

 

Vestimentas

Esse tipo de equipamento oferece uma maior segurança agrícola ao proteger o corpo de:

lesões;

arranhões;

ferimentos;

queimaduras;

picadas de animais.

 

As vestimentas incluem toucas, aventais, jalecos, calças e macacões de segurança.

 

Coletes

O colete reflexivo é fundamental para promover mais visibilidade para trabalhadores que exercem atividades com um maquinário pesado, em situações de baixa luminosidade ou em atividades noturnas do setor.

 

Saiba mais!

Os Equipamentos de Proteção Individual são indispensáveis para a segurança agrícola. Assim, é importante conhecer todas as opções disponíveis para manter os bons índices de prevenção nas atividades executadas no setor.

Com isso, é vital ter um parceiro de confiança para adquirir os melhores EPIs conforme as necessidades e os cenários de uso no ambiente agrícola.

 

FONTE:

danny.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *