Como escolher a luva para proteção térmica ideal

 

A luva térmica é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) que protege as mãos do trabalhador contra temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas. Isso significa que ela é indicada para profissionais que trabalham em contato com superfícies ou em ambientes com essas características, como é o caso de frigoríficos, fornos, indústrias, metalurgia, entre outros.

No entanto, mesmo quando se trata desse tipo específico de EPI, as luvas térmicas também têm categorias, tipos e marcas. Dessa forma, para garantir a proteção do seu time contra lesões e acidentes, é essencial saber qual a luva para proteção térmica ideal para os funcionários. Continue a leitura e descubra o que observar na hora de escolher!

 

Considere os riscos ambientais

Cada luva térmica é indicada para determinada variação de temperatura. Há aquelas, por exemplo, que suportam temperaturas desde -30º até 250º, enquanto outras podem suportar temperaturas maiores, mas não protegem contra superfícies e ambientes extremamente frios.

Portanto, é essencial que você considere os riscos ambientais na hora de escolher a luva para proteção térmica ideal. Afinal, é importante garantir que o equipamento ofereça a proteção de acordo com as especificidades da sua empresa.

 

Verifique o certificado de aprovação

Todos os Equipamentos de Proteção Individual passam por testes que garantem a sua eficiência e a eficácia na proteção ao trabalhador. Dessa forma, é importante que você consulte o certificado da luva para proteção térmica antes de adquiri-la. O certificado deve garantir que o produto foi aprovado e deve estar dentro do prazo de validade. Dessa forma, você garante a qualidade do item que está adquirindo.

 

Valorize o conforto

Os seus trabalhadores precisarão utilizar a luva para proteção térmica durante grande parte do horário de trabalho — às vezes, inclusive, durante todo o período de atividade. Dessa forma, é essencial que o equipamento seja confortável.

Assim, você evita que os trabalhadores se sintam incomodados devido ao uso da luva. Além disso, evita adquirir um produto que limita a movimentação das mãos e dos dedos dos profissionais.

 

Observe a durabilidade

Por fim, é importante garantir que o equipamento adquirido terá uma boa durabilidade, evitando trocas sucessivas e antes do tempo previsto. Afinal, quando a luva para proteção térmica se desgasta, perde a sua funcionalidade e precisa ser substituída.

Portanto, observe também o tempo de durabilidade do produto. Fique atento ao prazo de validade e ao feedback dado por quem já adquiriu e utilizou o item, de forma a evitar gastos desnecessários com a substituição precoce.

Adquirir EPIs de qualidade para os seus funcionários é essencial. Afinal, isso garante que a sua empresa esteja sempre dentro da legislação, além de assegurar também a proteção dos colaboradores contra acidentes de trabalho. Quando se fala em luvas para proteção térmica, a situação não é diferente. Portanto, fique atento a essas dicas na hora de adquirir esse produto para a sua empresa!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *