Como realizar a sinalização industrial corretamente?

 

 

A sinalização industrial é uma exigência da Norma Regulamentadora nº 26 para todas as indústrias. Ela serve para informar os colaboradores sobre áreas que não devem ser acessadas, perigos relacionados a determinados equipamentos, rotas de fuga no caso de acidentes, entre outras questões importantes para a garantia da saúde e segurança do time.

Mas, na hora de realizar a sinalização na sua empresa, você sabe qual a melhor forma de fazer isso? Entende quais são os principais equipamentos que devem ser utilizados e como colocá-los? Sabe quais são as principais dicas para uma sinalização eficiente, que efetivamente proteja os seus colaboradores? Se não, está na hora de descobrir!

Continue a leitura e entenda, agora mesmo, quais são as principais dicas para realizar a sinalização industrial corretamente!

 

Entenda o que deve ser sinalizado

Como você pode perceber, a sinalização industrial tem diversas funções. Isso significa que cada um dos perigos ou informações importantes devem ser identificados e sinalizados de forma adequada dentro da sua empresa. Entenda agora os principais pontos nos quais a sinalização deve ser colocada:

  • aparelhos de combate a incêndios, como extintores e mangueiras;
  • locais nos quais estão as canalizações de gases;
  • locais onde estão as canalizações de combustíveis;
  • áreas de circulação de máquinas e veículos;
  • rotas de fuga;
  • saídas de emergência;
  • equipamentos e máquinas que oferecem riscos;
  • áreas de rede elétrica.

 

Descubra quais são os riscos da sua empresa

Tendo em mente os principais elementos que devem ser sinalizados, é hora de entender quais deles estão presentes na sua empresa. Afinal, a análise de riscos da estrutura da organização é essencial para que você saiba onde colocar cada um dos equipamentos de sinalização e garantir a segurança dos trabalhadores.

Portanto, faça uma análise de riscos da organização, incluindo os relacionados à circulação de objetos, mercadorias e máquinas. Aproveite para também identificar quais são as canalizações presentes na empresa e que tipo de produto passa por cada uma delas. Esse também é o momento de criar as rotas de fuga e identificá-las.

 

Posicione os equipamentos de sinalização de forma adequada

Agora é a hora de posicionar os equipamentos de sinalização dentro da empresa, com base nos riscos identificados e locais que devem ser colocados. Os principais equipamentos de sinalização são:

  • cones;
  • placas;
  • torres;
  • faixas.

Também vale lembrar que, além de posicionar os equipamentos no local adequado, é importante estar atento à cor utilizada. O vermelho, por exemplo, é usado para identificar aparelhos de combate a incêndios; o amarelo, para indicar a necessidade de cuidado, como em locais de circulação de máquinas ou pisos molhados. Dessa forma, identifique o equipamento para cada uma das situações presentes na sua empresa e fique atento à cor escolhida para a sinalização desse local.

A sinalização industrial é uma exigência legal que tem como objetivo garantir a saúde e segurança dos colaboradores que atuam na empresa. Portanto, aproveite as nossas dicas para começar, agora mesmo, a identificar os pontos que exigem sinalização e investir nesse processo. Dessa forma, além de evitar multas ou outras punições, você protege os seus colaboradores e reduz os índices de acidente na sua organização!

FONTE: Delta Plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *