Conheça quais são os tipos de máscaras para solda

 

O processo de soldagem envolve uma série de riscos para o trabalhador. Em primeiro lugar, o profissional pode se queimar com as faíscas que escapam desse processo, o que pode gerar um acidente grave, principalmente quando elas atingem olhos ou áreas mais sensíveis do rosto. Além disso, também é liberada uma radiação durante o processo que, com o tempo, pode levar a doenças nos olhos ou pele dos trabalhadores.

É aí que entram as máscaras para solda como EPIs essenciais para quem trabalha nesse tipo de atividade. Afinal, essas máscaras protegem todo o rosto do colaborador contra ambos os problemas, sendo um instrumento essencial para garantir a saúde e segurança do trabalho.

Quer saber mais sobre as máscaras de solda e descobrir como escolher a melhor para a sua empresa? Então, continue a leitura e confira!

 

O que são máscaras para solda?

As máscaras para solda são equipamentos de proteção individual (EPIs) essenciais para o processo de soldagem. Elas protegem todo o rosto dos colaboradores, desde a parte de cima da cabeça até o início do pescoço. Elas são resistentes ao calor, faíscas e radiação e têm um visor para a parte dos olhos, fabricado com um material também resistente a esses elementos.

 

Quais os principais tipos de máscaras para solda?

Agora que você já sabe o que é uma máscara para solda, é hora de entender quais são os principais tipos disponíveis no mercado. Vejamos a seguir.

 

Com filtro passivo

São máscaras para solda com um filtro no visor. Isso significa que o visor é escuro, protegendo os olhos do trabalhador enquanto ele realiza a atividade.

 

Com filtro automático

Esse tipo de máscara também protege os olhos do colaborador mas, ao contrário da anterior, apresenta um sistema de escurecimento automático no visor. Isso significa que, em vez de se manter escuro o tempo todo, ele escurece apenas quando em contato com a luz emitida pelo aparelho de soldagem. Após desligar o aparelho, o visor volta a ser translúcido.

 

Como escolher a melhor máscara para solda?

Como você pode perceber, existem diferenças fundamentais entre esses dois tipos de máscara para solda. Além disso, vale destacar que há diferenças relacionadas ao tipo de material com o qual elas são feitas, assim como a forma como encaixam na cabeça do colaborador.

Diante de tantas opções, como escolher a melhor para o seu time? Veja algumas dicas para isso:

  • verifique a situação de trabalho na qual o seu colaborador atua;
  • pense no conforto que a máscara oferece;
  • verifique a segurança oferecida e o CA;
  • pesquise sobre a reputação da empresa fornecedora;
  • colete feedbacks com os colaboradores para entender qual a máscara mais confortável para o time.

Como você já sabe, oferecer EPIs de qualidade, confortáveis e seguros é essencial para garantir a saúde dos seus colaboradores. No processo de soldagem, a situação não é diferente. Afinal, as máscaras de solda são equipamentos obrigatórios para quem atua nessa área. Portanto, aproveite o nosso artigo e adquira as melhores máscaras para a sua equipe agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *