O que é NR 10 e por que ela é tão importante?

 

As Normas Regulamentadoras (NRs) são um conjunto de diretrizes que regulamentam as ações e estratégias das empresas em relação à saúde e segurança do trabalho. Existem diversas NRs e cada uma delas se refere a determinados setores e situações de trabalho que devem ser levados em conta na hora de criar uma política para o cuidado dos colaboradores.

Entre as NRs, está a NR 10, a Norma Regulamentadora que se refere à segurança de trabalhadores que atuam em instalações e serviços de eletricidade. Afinal, diante das particularidades e riscos específicos que esse tipo de trabalho oferece, é necessário contar com uma norma também específica para que a segurança desses profissionais seja garantida.

Quer entender mais sobre a NR 10 e sua importância? Então, continue a leitura e descubra!

O que é a NR 10?

A NR 10 — “Segurança em instalações e serviços em eletricidade” — é a Norma Regulamentadora que tem como objetivo estabelecer as condições mínimas de segurança para os trabalhadores que, na sua atuação, interagem direta ou indiretamente com instalações elétricas. Assim sendo, essa NR diz respeito aos profissionais que atuam na concessionária de energia elétrica mas, também, àqueles que trabalham com a implementação de projetos elétricos na construção civil, por exemplo.

Além disso, a NR 10 também pode se referir a profissionais que atuam na manutenção e instalação de geradores e quem trabalha com a geração de energia solar fotovoltaica. Por fim, vale lembrar que ela também pode ser utilizada para qualquer outro profissional que atue nas imediações de instalações elétricas.

Qual a importância da NR 10?

A NR 10 é extremamente importante para os trabalhadores que atuam em contato com a rede elétrica. Afinal, essa é a principal norma para a proteção desses profissionais. Veja, agora, qual a importância da NR 10 para os colaboradores e as empresas:

  • reduz o risco de acidentes;
  • diminui o risco de morte para quem trabalha com a rede elétrica;
  • reduz o número de choques;
  • melhora a capacitação dos profissionais que atuam nesse tipo de serviço;
  • melhora as condições de trabalho e qualidade de vida dos profissionais que atuam na rede elétrica.

Quais são os principais pontos da NR 10?

A NR 10 traz uma série de pontos importantes para garantir a segurança desses profissionais. Os principais deles são:

  • medidas de controle para evitar acidentes com a rede elétrica, incluindo a desenergização, aterramento e proteção;
  • EPIs que devem ser utilizados pelos trabalhadores para a realização das atividades;
  • isolamento da corrente;
  • treinamentos necessários para os colaboradores que atuam nessa situação;
  • proteção contra incêndio e explosão;
  • procedimentos que devem ser realizados em caso de emergência.

Como você pode perceber, a NR 10 é uma Norma Regulamentadora muito importante para profissionais e empresas que atuam com a rede elétrica. Mesmo os colaboradores que não entram em contato diretamente com essa situação, mas estão expostos aos riscos que a rede pode trazer, são protegidos pela NR 10. Portanto, se a sua empresa atua nesse sentido, fique atento às diretrizes dessa norma e comece, agora mesmo, a colocá-la em prática!

Ficou com alguma dúvida? Então aproveite o espaço abaixo e deixe um comentário! Estamos ansiosos para saber como podemos contribuir com a saúde e segurança da sua equipe.

 

FONTE: Delta Plus

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *