O que são riscos mecânicos e como se proteger? Confira!

 

Todo ambiente de trabalho oferece riscos para os colaboradores. Porém, existem diversos tipos de riscos, dependendo das condições do local e atividades realizadas pelo time, sendo que as medidas de proteção também devem ser diferentes de acordo com cada um deles.

Entre os diversos tipos de riscos existentes, estão os riscos mecânicos. Eles podem levar a acidentes de trabalho, muito comuns em indústrias e na construção civil, por exemplo. Entender quais são eles e como preveni-los é essencial para que você atue de forma eficiente na prevenção de acidentes e garantia da saúde e segurança do trabalho.

Quer saber o que são riscos mecânicos e como se proteger? Então, continue a leitura e descubra!

 

O que são riscos mecânicos?

Riscos mecânicos são aqueles que podem levar a acidentes de trabalho dentro da empresa. Eles podem envolver a queda de materiais, perigos com máquinas ou equipamentos utilizados pelos colaboradores para realizar as suas atividades, entre outros.

Os principais riscos mecânicos são:

  • queda de materiais;
  • cortes;
  • esmagamento;
  • queda do trabalhador;
  • choques;
  • queimaduras.

Como se proteger dos riscos mecânicos?

Os riscos mecânicos, como você pode imaginar, são bastante comuns, podendo levar a acidentes de alta gravidade dentro da empresa. Portanto, entenda agora algumas dicas importantes para proteger o seu time e, com isso, reduzir o número de acidentes na companhia!

Bloqueie dispositivos energizados

Queimaduras são um dos riscos mecânicos comuns que podem levar a sérios acidentes na organização. Dessa forma, uma maneira de proteger os colaboradores é bloquear os dispositivos energizados, utilizando equipamentos adequados para evitar que o colaborador tenha contato com a fonte de energia.

Tenha uma rotina de manutenção adequada

Os riscos mecânicos são agravados pelo mau funcionamento dos equipamentos. Quando as máquinas não estão com a manutenção em dia, além de poderem operar de forma descoordenada, levam os colaboradores a se colocarem em situação de risco. Afinal, um trabalhador pode colocar a mão em um local não seguro para resolver o problema do equipamento.

Portanto, invista em uma rotina de manutenção adequada, garantindo que as máquinas e equipamentos da sua empresa estejam sempre em perfeitas condições de uso.

Faça o uso de EPIs de qualidade

Outra dica importante para que você reduza os riscos mecânicos para a sua equipe é o uso de EPIs. Quando você adquire equipamentos de proteção de qualidade, como capacetes e luvas, os seus colaboradores ficam protegidos contra uma série desses riscos, como quedas e queimaduras. Os EPIs também auxiliam para que, no caso de acidentes, a saúde e integridade física do colaborador sejam menos comprometidas.

Os principais EPIs para a proteção contra riscos mecânicos são:

  • capacete;
  • luvas;
  • botas;
  • óculos de proteção.

Como você percebeu, os riscos mecânicos podem levar a acidentes extremamente graves dentro da empresa. Dessa forma, é essencial que você entenda quais estão presentes na sua organização e, a partir disso, tome as medidas necessárias para eliminá-los ou minimizá-los. Os EPIs têm papel fundamental nesse aspecto, protegendo o colaborador e evitando que, no caso de acidentes, a sua integridade física seja ainda mais comprometida.

 

FONTE: Delta Plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *