Conheça os Tipos de Biqueiras que Compõem Calçados Profissionais

 

Você sabe a diferença entre os tipos de biqueira e para quais segmentos são indicadas?

Biqueiras de segurança de Aço e Composite são um dos componentes dos calçados de segurança, com o propósito de proteger os dedos dos colaboradores contra impactos ou compressões. Já os calcados ocupacionais possuem biqueiras que não oferecem nenhum tipo de proteção, são apenas componentes para a conformação do calçado.

Normas como ABNT NBR ISO 20344  ABNT NBR ISO 20345 determinam que: calçados precisam ser  montados com biqueiras destinadas a oferecer proteção ao impacto e compressão, como batidas frontais e quedas de objetos sobre os dedos

As biqueiras ficam localizadas na parte frontal dos calçados, sobre os dedos do pé, dessa forma protegendo o usuário dos riscos de acidentes que podem vir a serem fatais.

 

 

No mercado atual existem 3 tipos de biqueiras: Aço, Composite e Plástica.

Biqueira de Aço

  • Está presente em grande parte do mercado;
  • Tratamento anticorrosivo: evita danos no pé do colaborador, caso tenha contato com agentes químicos;
  • Resistência contra impactos a 200 joules (o que equivale a cerca de 20 quilos caindo a uma distância de um metro) e à força de 15kN (o que equivale à aproximadamente 1.500kg de compressão).
Indicada para: proteção em industrias, onde existe possibilidade de queda de objetos na parte frontal, segmentos de construção civil, indústrias agrícolas e serviços em geral.

Biqueira Composite

  • Mais leve e maior área interna;
  • 40% mais leve que o aço;
  • Atende todas as normas de segurança;
  • Não conduz eletricidade (Ideal para trabalhos que envolvam riscos elétricos);
  • Resistência contra impactos a 200 joules (o que equivale a cerca de 20 quilos caindo a uma distância de um metro) e à força de 15kN (o que equivale à aproximadamente 1.500kg de compressão).
Indicada para: indústrias automobilísticas, alimentícias, mineradoras e petroquímicas.

 

As biqueiras apresentadas acima tem muitas similaridades entre elas, entretanto recomendamos para maior conforto do usuário o uso da biqueia de composite.

 

Biqueira Plástica

É produzida em polipropileno e não oferece proteção contra impactos, se enquadrando em calçados ocupacionais de acordo com as normas ABNT.

Indicada para: locais com riscos de natureza leve.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

 

 

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *