Conheça os Tipos de Biqueiras que Compõem Calçados Profissionais
Você sabe a diferença entre os tipos de biqueira e para quais segmentos são indicadas?
Biqueiras de segurança de Aço e Composite são um dos componentes dos calçados de segurança, com o propósito de proteger os dedos dos colaboradores contra impactos ou compressões. Já os calcados ocupacionais possuem biqueiras que não oferecem nenhum tipo de proteção, são apenas componentes para a conformação do calçado.
Normas como ABNT NBR ISO 20344 e ABNT NBR ISO 20345 determinam que: calçados precisam ser montados com biqueiras destinadas a oferecer proteção ao impacto e compressão, como batidas frontais e quedas de objetos sobre os dedos
As biqueiras ficam localizadas na parte frontal dos calçados, sobre os dedos do pé, dessa forma protegendo o usuário dos riscos de acidentes que podem vir a serem fatais.
No mercado atual existem 3 tipos de biqueiras: Aço, Composite e Plástica.
Biqueira de Aço
- Está presente em grande parte do mercado;
- Tratamento anticorrosivo: evita danos no pé do colaborador, caso tenha contato com agentes químicos;
- Resistência contra impactos a 200 joules (o que equivale a cerca de 20 quilos caindo a uma distância de um metro) e à força de 15kN (o que equivale à aproximadamente 1.500kg de compressão).
Biqueira Composite
- Mais leve e maior área interna;
- 40% mais leve que o aço;
- Atende todas as normas de segurança;
- Não conduz eletricidade (Ideal para trabalhos que envolvam riscos elétricos);
- Resistência contra impactos a 200 joules (o que equivale a cerca de 20 quilos caindo a uma distância de um metro) e à força de 15kN (o que equivale à aproximadamente 1.500kg de compressão).
As biqueiras apresentadas acima tem muitas similaridades entre elas, entretanto recomendamos para maior conforto do usuário o uso da biqueia de composite.
Biqueira Plástica
É produzida em polipropileno e não oferece proteção contra impactos, se enquadrando em calçados ocupacionais de acordo com as normas ABNT.
Indicada para: locais com riscos de natureza leve.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!