Você sabe o que é a Hidrólise?

 

Para falar de hidrólise, temos que falar primeiro de POLIURETANO.

E o que é o Poliuretano? Poliuretano (denominado pela sigla PU) é um polímero formado por uma cadeia de unidades orgânicas unidas por ligações uretânicas, o poliol e o pré-polímero.

Mas essa matéria prima está mais presente no seu dia-a-dia do que você imagina! Muitos produtos como pneus, volantes, mobílias, tintas, colchões, preservativos e calçados, são fabricados com poliuretano/PU.

Essa maravilha foi criada pelo químico industrial alemão Otto Bayer (1902–1982) na época da segunda guerra mundial, como o substituto perfeito para a borracha. De lá pra cá o poliuretano conquistou o mundo com sua leveza, conforto e durabilidade. Por essas características, ele é a matéria prima escolhida para os solados dos calçados.

Compostos por duas camadas do poliuretano, denominado PU Bidensidade, os solados dos calçados possuem uma camada mais densa, a sola, que fica em contato direto com o solo e possui maior resistência à abrasão/desgaste, e a outra, a entresola, que possui contato com o corpo, e é mais expandida, macia e flexível. Proporciona maior absorção de impacto ao caminhar, alta resistência a abrasão, alta flexibilidade, resiliência, leveza, conforto, boa resistência a solventes e óleos e ainda é dielétrico.

Mas como qualquer outra matéria prima, o poliuretano também necessita de cuidados básicos e manutenção periódica. Aí entra a HIDRÓLISE.

O que é a hidrólise? Ela é nada mais que a quebra das moléculas do poliuretano em decorrência de uma reação química natural, que ocorre quando o produto é armazenado de forma incorreta em lugares úmidos ou quentes demais, ou por muitos anos sem utilização. O ressecamento dessas partículas faz com que o produto de poliuretano vá se quebrando/esfarelando. Esse fenômeno é a inversão do processo químico de formação do poliuretano, que ocasiona a separação dos dois materiais que o compõem: o poliol e o pré-polímero.

Como posso prevenir a hidrólise? Para manter por mais tempo as características originais do solado de poliuretano, é necessário que ele esteja em movimento – ou seja, deve ser usado regularmente. Outra recomendação é secar os calçados completamente sem incidência de calor antes de armazena-los em sacos plásticos, caixas ou armários. Simples assim. Com esses cuidados básicos, seu calçado irá acompanhar você por muitos e muitos passos.

 

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *