Saiba a importância do colete refletivo e quando utilizar

 

Seja em um canteiro de obras, seja em uma rodovia federal, acidentes de trabalho que são causados pela baixa visibilidade do ambiente, infelizmente, são mais comuns do que imaginamos. Nesse contexto, para esse tipo de ocorrência, vale ressaltarmos uma importante medida preventiva, a qual visa a garantir a segurança do trabalho por meio da utilização de uma importante vestimenta — o colete refletivo.

Contudo, mesmo em se tratando de um acessório valoroso para a prevenção de acidentes, muitas empresas insistem em negligenciar o seu uso, colocando, assim, em risco a saúde e a qualidade do trabalho de toda a equipe atuante em campo.

Desse modo, com o intuito de esclarecer mais sobre o tema, preparamos um conteúdo abordando tudo sobre o colete refletivo. Boa leitura!

 

A importância de prevenir acidentes causados pela má visibilidade

São vários os ambientes de trabalho em que, muitas vezes, não há presença da luz e que potencializam a ocorrência de um acidente devido às péssimas condições de visibilidade, tais como:

  • galerias subterrâneas;
  • estradas no período noturno;
  • canteiro de obras e outros ambientes ocupacionais a céu aberto com más condições climáticas.

Percebemos, assim, que, além dos riscos ocupacionais já presentes nesses ambientes de trabalho (riscos físicos, biológicos e químicos), o fator visibilidade é algo que pode elevar ainda mais as chances de um acidente.

Em vista disso, para todas as ocasiões destacadas acima, bem como em qualquer outro ambiente enclausurado, é imprescindível a utilização do colete refletivo para todos os colaboradores em questão. É somente assim que evitamos a soma dos riscos ocupacionais e, consequentemente, a perda do controle.

 

O conceito de colete refletivo

Também conhecido como colete sinalizador, o colete refletivo é uma vestimenta que auxilia o trabalho em locais onde há precariedade luminosa. Isso porque, ao ser iluminada, essa roupa consegue refletir a luz e fazer com que a pessoa que a esteja utilizando fique em destaque.

Sendo assim, o principal objetivo dessa vestimenta de segurança é indicar a presença de pessoas em locais de trabalho com ausência de luz natural/artificial.

Adesivos refletivos em veículos

Para efeitos de comparação, cabe mencionarmos também os adesivos refletivos que são largamente utilizados em caminhões e demais veículos, já que a lógica de segurança é a mesma utilizada pelos coletes refletivos — receber a luz externa e refleti-la, de forma que a pessoa ou o objeto destoe do ambiente e seja facilmente localizado.

 

As profissões que utilizam o colete refletivo

Confira, agora, algumas das profissões que exigem a utilização do colete refletivo:

  • fiscais e agentes de trânsito;
  • bombeiros;
  • colaboradores que atuam com asfaltamento de vias;
  • eletricistas;
  • técnicos em telefonia;
  • motociclistas profissionais.

O que precisa ter em um colete refletivo?

De acordo com a norma NBR 15292, um colete refletivo precisa conter faixas refletivas com no mínimo 50 mm de largura. Além disso, o tecido fluorescente precisa conter uma destas três cores:

  • amarelo esverdeado fluorescente;
  • vermelho alaranjado fluorescente;
  • vermelho fluorescente.

Deste modo, é imprescindível atenção na hora de comprar este equipamento, evitando assim a compra de um material fora das especificações técnicas.

Logo, ao lermos sobre o que é um colete refletivo, bem como ao entendermos melhor todas as suas funcionalidades, fica mais simples perceber o quão importante esse acessório de segurança é para ambientes de baixa luminosidade. Além disso, é interessante salientar que há relevantes EPIs que precisam acompanhar o colete refletivo para a garantia da segurança do trabalho, os quais também jamais devem ser negligenciados.

 

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *